Os eventos sempre desempenharam um papel crucial na sociedade. Permitindo uma maior conexão, aprendizagem, celebração e engajamento entre as pessoas. Tradicionalmente, os eventos realizam-se de forma física, num determinado espaço, com pessoas, cujos objetivos são os mesmos.  No entanto, ao longo do tempo, tem-se verificado uma popularização dos eventos online e híbridos.  

Conheça o que são eventos online e híbridos; os tipos de eventos online e híbridos que existem; qual a trajetória da evolução dos eventos para modelo online e híbrido; os seus benefícios e desafios

 

O que são Eventos Online?

 

Eventos Online 

Os eventos online englobam um conjunto de atividades, encontros, conferências e apresentações realizadas de forma 100% online. Possibilitando a participação virtual de pessoas de diferentes partes do mundo. Eles podem estar inseridos em contextos distintos, desde o social, empresarial, educacional, ou até mesmo de entretenimento. O acesso a estes eventos, ocorre através de um link de uma página da web. 

 

 

Tipos de Eventos Online

 

  • Webinars 

De forma geral, estes eventos consistem numa palestra ou seminário online, que pode ser transmitido ao vivo ou pré-gravado. Usualmente os webinars têm uma vertente mais educacional, com cursos, workshops e palestras online. Também podem ser utilizados para promover um determinado produto, para reuniões corporativas ou até mesmo para partilhar conhecimentos sobre um determinado tema. 

 

  • Workshops e Cursos Online 

Este tipo de eventos online são formas de ensinamento e treinamento educacional de forma online. Os workshops online são geralmente mais interativos, com diversas atividades e projetos para realizar durante a sessão. Os cursos online já são programas mais estruturados de aprendizagem. Com vídeos de aula gravados, quizzes, materiais para leitura. 

 

  • Conferências Virtuais 

As conferências virtuais são mais utilizadas em meios corporativos, por meio de plataformas de videoconferência. Permitindo reunir pessoas de diferentes partes do mundo, com o objetivo de partilharem conhecimentos e ideias sobre um determinado tema. De forma geral, os participantes podem assistir a palestras, apresentações e exposições virtuais. 

 

  • Lançamentos de Produtos 

Os eventos online de lançamentos de produtos são usualmente criados por empresas. Com o objetivo de promover um determinado produto ou serviço, através de meios digitais. Para além disto, eles pretendem criar uma expectativa no público, bem como conetar e gerar vendas. Um grande impulsionador deste tipo de eventos foram sem dúvida as redes sociais

 

  • Feiras Virtuais 

As feiras virtuais têm ganho muita popularidade ao longo dos tempos.  Realizadas em plataformas online, possibilitando a interação dos expositores com os participantes, assistindo a apresentações ao vivo. Por vezes algumas feiras incluem funcionalidades como realidade aumentada ou visitas em 3D. Tornando a experiência daqueles que estão a assistir ainda mais realista. Graças à sua acessibilidade e flexibilidade, estas feiras são uma forma única de aumentar a clientela e criar contactos de networking

 

  • Eventos Online de Entretenimento

Este tipo de eventos 100% online, são usualmente shows musicais, ou concertos, festivais virtuais, espetáculos de teatro e performances, streaming de jogos, shows de stand up comedy, festivais de cinema, ou até mesmo transmissões de eventos desportivos. O grande objetivo destes eventos é entreter e aproximar o público

 

  • Reuniões Corporativas Online 

Estas reuniões são realizadas por meio de plataformas online e reúnem colaboradores de uma determinada empresa. Nelas, são geralmente discutidos assuntos relacionados com o trabalho. Podendo também existir a necessidade de compartilhar determinadas informações, tomar decisões importantes, ou colaborar em determinado projeto. 

 

O que são Eventos Híbridos?

 

Eventos Híbridos 

Este tipo de eventos combina de forma simultânea o modelo físico e online. Permitindo que uma parte dos participantes participe presencialmente e a outra parte acompanhe o evento e interaja de forma virtual. Geralmente, estes eventos incluem plataformas online, como chats ao vivo, sondagens, sessões de perguntas e respostas. Com o objetivo principal de interagir de forma proativa com os participantes.

 

 

Tipos de Eventos Híbridos 

 

Os eventos híbridos podem dividir-se em três categorias: eventos cujos oradores estão remotos, os participantes estão remotos ou em formato de multi hub meeting (em que existe um evento principal, e existem múltiplos lugares que estão ligados ao evento principal por transmissão em direto). 

 

  • Congressos Híbridos 

Os congressos híbridos reúnem profissionais de uma determinada área para a discussão de ideias, partilha de pontos de vista, fazer networking e participar em atividades. O facto de o evento ser híbrido, permite que as pessoas que sejam de áreas mais longe possam assistir e participar no evento mesmo estando longe. 

 

  • Eventos Internos de uma Empresa

As empresas ou organizações que têm colaboradores em trabalho remoto, por vezes têm a necessidade de realizar reuniões, semanais, mensais ou anuais. O objetivo principal destas reuniões costuma ser para os trabalhadores interagirem entre si e comunicarem. 

 

  • Conferências e Seminários Híbridos 

Estes eventos combinam ambos elementos presenciais e virtuais, possibilitando a interação entre os participantes fisicamente e remotamente. Geralmente neste tipo de eventos são utilizadas diversas plataformas digitais como Zoom e o Microsoft Teams e outras formas de interação como chats ao vivo

 

  • Feiras e Exposições Híbridas

As feiras e as exposições também podem ser adaptadas ao modelo híbrido. Em que os expositores estão presentes no local, e os stands virtuais são acessíveis pela internet, permitindo que as pessoas que não possam estar fisicamente presentes tenham acesso. Este tipo de eventos podem ser feiras de emprego, de negócio, ou até mesmo de tecnologia.

 

  • Lançamento de Produtos em formato híbrido 

Estas iniciativas estratégicas são usualmente criadas por empresas, com o objetivo de dar a conhecer ao público novos produtos. Realizados em auditórios ou salões de convenções, com apresentações ao vivo e experimentações de produto. Neste tipo de eventos também pode estar incorporado o formato online. Dando a oportunidade aos participantes remotos de assistirem e interagirem. 

 

  • Workshops Híbridos 

Geralmente neste tipo de eventos os instrutores ou professores encontram-se no lugar onde é realizado o workshop. Enquanto os formandos poderão estar no mesmo lugar ou assistir através de plataformas online. Os workshops híbridos podem estar mais incorporados em modelos corporativos ou até mesmo oficinas de aprendizagem, onde são demonstradas as habilidades dos participantes. 

 

  • Eventos Networking

Os eventos de networking em formato híbrido surgem como uma tendência inovadora nos dias de hoje. São uma forma única de combinar o melhor dos encontros presenciais com os virtuais, incorporando ferramentas de streaming, ou até mesmo soluções de realidade aumentada. Alguns exemplos deste tipo de eventos são os encontros de negócios e as happy hours em meios corporativos.

 

  • Performances 

As performances e os concertos são eventos que facilmente podem ser adaptáveis ao modelo híbrido, combinando o elemento presencial com o virtual. Eles podem ser shows de música, peças de teatro, ou até mesmo apresentações culturais. Sendo híbrido, permite que os participantes que estão a assistir através de plataformas online, interagem e vivam esta experiência ao máximo. 

 

Evolução dos Eventos Presenciais para modelos Online e Híbridos 

 

 

Durante grande parte da história da Humanidade, os eventos realizaram-se presencialmente. Através de congressos, seminários, festivais, feiras, entre outros. 

Estes eventos permitiram durante muito tempo uma interação direta entre os participantes. Contribuindo para a troca de ideias e experiências, as conexões interpessoais e as experiências sensoriais. No entanto, os eventos presencias começaram a apresentar algumas limitações.

Verificando-se por vezes custos altos para a deslocação e para o alojamento dos participantes. Como também, restrições a nível de geografia, ou até mesmo a nível de acessibilidades. 

Esta realidade foi-se alterando nas últimas décadas, com a evolução tecnológica. Possibilitando uma maior integração da tecnologia nos eventos e por consequência a democratização dos mesmos.   

Durante o crescimento tecnológico verificou-se um desenvolvimento das plataformas digitais e de diversas ferramentas de comunicação. Dando-se o aparecimento de novas plataformas de videoconferência, como o Zoom, o Skype, o Microsoft Teams e o Google Meets. Maior parte destas plataformas começaram a ser utilizadas em webinars, transmissões ao vivo e conferências virtuais.  

 

 

Isto, permitiu uma verdadeira revolução na indústria dos eventos. Trazendo mudanças consideráveis na forma como planeamos e executamos um evento.

No decorrer da Pandemia COVID 19, estas mudanças tornaram-se ainda mais significativas. Verificando-se uma maior aceleração na adoção de formatos online nos eventos. 

Devido às restrições de mobilidade e à necessidade de distanciamento social. As empresas tiveram de arranjar alternativas para manter as suas atividades a nível social e empresarial. Foi neste contexto, que os eventos online ganharam ainda mais força, tornando-se uma solução prática e benéfica para as empresas e para as pessoas. 

Para além de reduzirem os custos associados ao transporte, à acomodação e à alimentação. A realização deste tipo de eventos, permitiu usufruir de uma maior flexibilidade; manter a interação com o público; potencializar novos contactos e clientes; aumentar a diversidade de participantes e ampliar o público-alvo.

O êxito dos eventos online durante a pandemia, fez com que muitas organizações empresarias adotassem métodos mais inovativos. Permitindo uma criação de eventos digitais mais interativos, acessíveis e dinâmicos. 

 

 

Para além dos eventos online, os eventos híbridos começaram a ganhar também mais adeptos. Surgindo com um conceito um pouco diferente dos online, os eventos híbridos permitiram juntar o melhor dos dois mundos – o online com o presencial. Permitindo uma maior flexibilidade para os participantes, dando-lhes a liberdade de escolha na interação com o evento. 

Como conseguimos ver a transição de eventos presenciais para eventos online e híbridos representa uma mudança crucial. Impulsionada pelos avanços na tecnologia e adaptada às necessidades do mundo atual. Esta evolução permitiu uma série de benefícios e desafios. Fique a conhecer algumas vantagens e desafios dos eventos online e híbridos.

 

Vantagens dos Eventos Online e Híbridos 

 

  • Maior alcance 

Uma das vantagens mais importantes dos eventos online e híbridos é sem dúvida o aumento do alcance do público. Permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo possam participar nestes eventos mesmo não estando fisicamente presentes.

 

  • Diminuição dos custos 

Ao realizarem-se de forma 100% ou parcialmente online, estes eventos permitem uma menor redução de custos. É uma forma única das organizações economizarem em transporte, catering e acomodação. Para além das empresas, os participantes terão também menos gastos

 

  • Aumento da flexibilidade 

Os eventos online e híbridos possibilitam uma maior flexibilidade a nível de marketing. Permitindo que as empresas utilizem diferentes canais para promover a sua marca. Esta flexibilidade é também visível no formato do próprio evento, dando uma maior liberdade de escolha às empresas. Relativamente ao número de participantes e palestrantes, a duração, bem como o conteúdo escolhido. 

 

  • Práticas sustentáveis 

Sabia que os eventos online e híbridos contribuem para a sustentabilidade? É verdade. Graças à redução da necessidade de transporte, bem como, à redução da logística, da utilização de papel, de materiais descartáveis e à diminuição de resíduos. Estes eventos contribuem para as boas práticas ambientais.

 

Desafios dos Eventos Online e Híbridos 

 

  • Engajamento do Público-Alvo 

Um dos grandes desafios deste tipo de eventos é o envolvimento com o público. Por vezes é um desafia manter ou captar o interesse dos participantes remotos. Podendo também existir a dificuldade de proporcionar a interatividade entre o orador e os participantes. 

 

  • Interação reduzida 

Apesar destes eventos, estarem usualmente preparados com ferramentas virtuais, como chats, a interação interpessoal e o networking podem sofrer uma redução neste tipo de eventos. De mais a mais, existem pessoas que continuam a preferir o presencial, devido à maior conexão entre todos os participantes.

 

  • Desafios técnicos

Nestes eventos, por vezes a experiência dos participantes pode ser afetada por falhas na conexão ou no acesso à internet; dificuldades em aceder às plataformas do evento e a incompatibilidade dos dispositivos

 

  • Avaliar o retorno e a satisfação 

Em eventos online e híbridos por vezes é desafiante avaliar o feedback de uma determinada experiência. Devido à falta de interação direta, à variedade de experiências oferecidas por este tipo de eventos, bem como, à diversidade de públicos e às suas diferentes expectativas.

 

 

Com o avanço tecnológico e com a democratização dos eventos online e híbridos, é compreensível questionarmo-nos se os eventos presenciais ficarão esquecidos. 

Apesar da tendência para os eventos híbridos e online ser cada vez maior, estando cada vez mais integrados no nosso dia-a-dia. Continuarão a existir pessoas que irão sempre preferir o contacto presencial e humano. Daí as empresas organizadoras de eventos estarem sempre em constante evolução, adaptando a sua oferta aos gostos e às preferências das pessoas. 

Se está a considerar organizar o seu evento em Portugal ou Espanha com uma empresa especialista na organização de eventos, escolha a Living Events

Escolha entre uma vasta gama de soluções, desde Atividades e Team Building, MICE, Locais para Eventos, Serviço Completo, Eventos Online até Tours Personalizados. Com uma equipa especializada, a Living Events vai garantir que o seu evento físico, online ou até mesmo híbrido, seja um verdadeiro sucesso!

Fale connosco e surpreenda-se.

A sua opinião conta
5.0 / 5 - (44 avaliações)